segunda-feira, 16 de maio de 2011

Frigorifico limpo e arrumado

O frigorífico é um dos eletrodomésticos que mais trabalha na casa mas também é o eletrodoméstico que mais está sujeito a odores, derrames e outros maus tratos.
Eu odeio limpar o frigorifico se tiver muito sujo, por isso, para além de um frigorifico limpo significar alimentos frescos e com odor fresco, significa muito menos dores de cabeça... 
Deixo aqui algumas dicas que eu própria sigo cá em casa:
1- Verifiquem se existem alimentos estragados

Cá em casa faço isto todos os dias; verifico o que já está fora de prazo, estragado e que deve ir para o lixo. Se tiverem este cuidado evitarão maus cheiros e um frigorífico desarrumado e ocupado por alimentos que já lá não deveriam estar.

2- Coloquem tudo em recipientes fechados

Ponham as sobras de comida em recipientes fechados ( as minhas estão sempre em tuperwaires)  para evitarem que o cheiro se misture com outros alimentos.
Coloquem um recipiente específico para os restos de cebola ou alho ou limão ( eu uso para cebola e limão), para que estes não contaminem todos os restantes alimentos com o seu cheiro.
Mesmo que coloquem alimentos a descongelar, façam-no num recipiente coberto e grande o suficiente para evitar derrames.


3- Mantenham as portas do frigorífico limpas

Semanalmente limpem as portas do frigorífico, incluindo as esquinas e bordas com um pano embebido em líquido de lavar a loiça e água. 

4- Limpem o interior do frigorífico

Cá em casa o frigorífico é limpo de 15 em 15 dias mas limpo o frigorifico mesmo a fundo de de 3 em 3 meses (mais ou menos). e como?  limpo todo o interior com uma mistura de 2 colheres de bicarbonato de sódio para cada ¼ de água quente. Embebedeço um pano nesta solução de limpeza, passo no interior do frigorífico, e de seguida passo com um pano seco. Esta limpeza serve não só para limpar mas também para eliminar os maus odores.
Não uso sabão ou detergente para limpar o frigorífico pois podem deixar um aroma que a comida poderá absorver posteriormente.

5- Absorver o cheiro das sobras de comida
Para estes cheiros perdidos é boa ideia colocarem um copo de bicarbonato de sódio  no frigorífico com a porta fechada até o cheiro desaparecer ( uso cá em casa e resulta).

6- Ter o frigorifico sempre arrumado
Assim sabemos sempre que alimentos temos no frigorifico.
Eu fui ao Chinoca e encontrei as gavetas brancas que estão na imagem e dão me imenso jeito! Está tudo muito organizado e assim não fica nada esquecido lá para o fundo do frigorifico.
Para ser mais fácil de limpar, coloco folha de aluminio no fundo de cada gaveta..assim se se sujar é só mudar a folha de aluminio!

Em cada gaveta tenho coisas especificas e assim quando quero alguma coisa do frigorifico sei exactamente onde está.
O que acham meninas?

1 comentário:

Especialmente Gaspas disse...

O meu está a precisar de limpeza!