sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Como mudar de casa com um cao!



Uma casa para o cão é entendida como a sede da matilha e quando este espaço muda é comum que o animal fique completamente desnorteado, sem entender porque o espaço antigo mudou! 
No inicio, a minha Cuca ficou muito triste , por isso resolvi partilhar algumas dicas que coloquei em prática para facilitar a mudança da pimpolha para a casa nova:
 
  • Sempre que vou a casa nova levo a Cuca- assim fica a conhecê-la melhor e começa a familiarizar-se com o espaço.
  •  
  • Para minimizar possíveis traumas causados pela mudança começei por levar para a casa nova  alguns pertences dela, nomeadamente caminha, mantas, brinquedos e tijelas - Ver e farejar objetos que o cão conhece ajudam a reduzir a ansiedade de um novo ambiente.
  • Mantenho as mesmas  rotinas com a cadela, nomeadamente no horário de passeio, alimentação e escoagem do pêlo.
  •  
  • Para os donos, o habitual é mudar de casa durante o fim de semana e na segunda-feira seguir a vida normalmente, indo para o trabalho ou a escola. Seria ideal se, nos primeiros dias após a mudança, o dono ou pelo menos um dos donos puder ficar com o cão, para lhe dar a segurança da companhia de alguém que ele conhece e minimizar sua estranheza com o novo ambiente- estou a planear ficar 1 ou 2 dias com a menina, não só para se habitual mas para arrumar melhor as coisas!
  • Já actualizei os dados do registo no microchip da Cuca.
De inicio, a Cuca estava super infeliz cada vez que ia a casa nova,só gania, nao saia da caminha dela.. agora ja conhece os cantos a casa! Embora ainda nao esteja 100% a vontade na casa nova já se sente confortavel.. por este andar quando for mesmo a mudança( de vez!) já vai estar nas suas "sete quintas"!
 

Sem comentários: