quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Organizar a mudança de casa!

 
 
Uma pessoa só se apercebe da quantidade de coisas que tem quando muda de casa! São tralhas e mais tralhas e é preciso organizar tudo muito bem!
 
Deixo algumas dicas as meninas que estão ou vão mudar de casa:
 
4 semanas antes da mudança:
  • Comecem a reunir o material necessário para empacotar as tralhas, nomeadamente  caixas e caixotes ( fui pedir ao Continente), fita-cola grossa para as fechar, marcadores para as identificar e jornais velhos  para embrulhar os objectos mais frágeis ( recolhi no local de trabalho)
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  • Nos correios, peçam a “reexpedição de correspondência” para a nova morada, assegurando que nada se perde entre a saída de uma casa e a entrada na nova.
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  • Comecem a alterar a morada de todos os vossos documentos e em todas as entidades oficiais: finanças, bancos, seguros, centro de saúde, carta de condução, bilhete de identidade, segurança social…etc etc!
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  • Decidam se vão fazer vocês próprias as mudanças, alugando ou pedindo emprestado uma carrinha para o efeito; ou se vão optar por um serviço de mudanças profissional- Eu vou pedir ajuda a amigos e familiares!

3 semanas antes da mudança

  • Comecem a empacotar caixas todos os dias, reforçando o trabalho de empacotamento ao fim de semana- Todos os dias empacoto, levo caixas e arrumo-as logo na divisão da casa correspondente - é uma canseira mas tem que ser feito!
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  • Coloquem de lado tudo aquilo que vão precisar até ao último momento ou que não convém empacotar
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  • Cancelem os contratos de água, luz, gás, telefone e televisão por cabo, iniciando a contratação destes serviços para a casa nova.
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  • Se decidiram vocês próprias fazer a mudança, pensem em reforços: quantas mais gente melhor! Marquem a data e a hora da mudança e peçam a alguns amigos e familiares para vos ajudarem.

2 semanas antes da mudança

  • Comecem a desmontar e a embalar o mobiliário da casa, começando pelas peças que menos utilizam- eu começei pelas prateleiras e armarios!
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  •  Guardem as peças soltas – parafusos, porcas, etc. – num saco de plástico transparente onde devem ainda colocar um papel que identifique a peça de mobília aos quais pertencem.
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  • Antes de levar tapetes e cortinados para a casa nova, aproveitem para os lavar ou mandar limpar a seco. Deste modo, quando chegarem à nova casa é só colocar no sítio.
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  • Durante o processo de empacotamento, aproveitem para fazer uma selecção dos vossos bens: reciclandom doando ou vendendo o que já não vos é útil, eliminando tudo o que estiver estragado e devolvendo qualquer objecto emprestado.

1 semana antes da mudança

     
  • É a altura ideal para confirmar os reforços: liguem aos amigos e familiares que se comprometeram a ajudar no dia das mudanças para confirmar a data, a hora e, claro, a sua presença!

1 dia antes da mudança

  • Desliguem os electrodomésticos e preparem-nos para transporte, recorrendo aos respectivos manuais de instrução no caso de qualquer dúvida.
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  • Empacotem os últimos pertences, deixando apenas o pijama, a roupa para o dia seguinte e os produtos de higiene pessoal.
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  • Certifiquem-se que têm água e alguns snacks para assegurar não só os vossos níveis de energia, mas a dos vossos ajudantes também

Dia da mudança

  • Se alugaram uma carrinha, coloquem primeiro os móveis para depois irem encaixando as caixas nos espaços vazios.
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  • Utilizem um veículo particular para transportar vestuário, animais de estimação, plantas e outros objectos de valor e/ou frágeis.
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  • Para além de se despedirem do vosso “velho” lar, é importante revistarem cada canto da casa (interior e exterior) para garantirem que nada ficou esquecido.

Depois da mudança

  • Uma vez instalados na nova casa, unem esforços para organizar e decorá-la ao vosso gosto pessoal, sem pressas.
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  • Enviem um cartão, e-mail ou sms a informar amigos e familiares da vossa nova morada.
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  • Uma vez instalados, organizem um house warming, ou seja, uma inauguração da casa e convidem a família e os amigos para conhecerem o vosso novo lar.

2 comentários:

Paula_2700 milhas disse...

Olá,
São boas dicas, já fiz umas quantas mudanças e pela "vasta experiência" sei que as tuas sugestões são boas.

A única diferença que costumo fazer é no momento de encaixotar: à medida que vou guardando as coisas faço uma lista (à mão, simples)do que está dentro da caixa, dou um número à lista e escrevo-o também na caixa de cartão. Por exemplo, "Cozinha - caixa 1 - talheres, panelas, caixas plásticas,..."

Facilita muito para encontrar o mais urgente, até porque normalmente não se consegue arrumar tudo muito rapidamente.

Boas mudanças e boas arrumações!

Sini disse...

Este post foi muito útil pois espero fazer mudanças lá para fevereiro! :D
Obrigada! :*